Regional Sudeste


Apresentação

A Rede de Recursos Genéticos do Sudeste originou-se em 2017 no II Congresso Paulista de Ciências e Tecnologia Ambiental realizado na cidade de Bauru/SP. Dr. Renato Ferraz de Arruda Veiga (Fundação de Apoio À Pesquisa Agrícola - FUNDAG) foi um dos palestrantes convidados pelo Dr. Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira (Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF), membro da organização desse evento. Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas (Instituto Florestal) foi convidado para participar desse núcleo, dando-se início a uma série de reuniões para definir como a Rede Sudeste seria formada e seus principais objetivos.

Em 2018, começaram as primeiras reuniões informais, culminando com a organização da I Reunião da Rede Sudeste que aconteceu no V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos – V CBRG, realizado em novembro de 2018 na cidade de Fortaleza/CE.

Nessa I Reunião a diretoria da Rede Sudeste apresentou sua proposta de estruturação à Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos. Definiu-se que a Rede seria composta por um Diretor e um Vice-Diretor para cada um dos quatro estados, SP, MG, ES e RJ, além dos três cargos já existentes, Presidente, Vice-Presidente e Diretor Científico, totalizando onze membros. Durante o V CBRG articulou-se o convite a vários membros para que a Rede Sudeste fosse então completamente construída.

No dia 26 de abril de 2019 aconteceu o 1º Encontro da Rede Sudeste, realizado na sede da Fundag na cidade de Campinas/SP. Além da Diretoria da Rede, estiveram presentes várias Instituições convidadas, sendo elas: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, Rede Brasileira de Jardins Botânicos, Instituto Agronômico de Campinas, Instituto Biológico, Instituto de Zootecnia, Instituto de Tecnologia dos Alimentos, Instituto Florestal, Jardim Botânico de Jundiaí, EMBRAPA, UNESP e ESALQ. Várias propostas de trabalho foram apresentadas durante o encontro como: o mapeamento das instituições que executam pesquisas com recursos genéticos, vídeos de divulgação sobre a importância dos recursos genéticos e a realização do I Simpósio da Rede Sudeste de Recursos Genéticos.

Clique e confira o Canal do Youtube da Rede de Recursos Genéticos do Sudeste






Galeria de Imagens