Regional Norte


Apresentação

A Rede de Recursos Genéticos da Região Norte (RGNorte) do Brasil, teve sua criação aprovada a partir de uma assembleia geral realizada, durante o I Simpósio da Rede de Recursos Genéticos do Norte, que ocorreu na modalidade on-line, das 10h às 18h do dia 8 de junho de 2022. Na mesa de Abertura estavam presentes a Presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), Dra. Fernanda Vidigal Duarte Souza (Embrapa Mandioca e Fruticultura), a Diretora de Redes Regionais e Curadorias da SBRG, Dra. Semíramis Rabelo Ramalho Ramos (Embrapa Alimentos e Territórios e a Coordenadora do evento, Profª. Maria Teresa Gomes Lopes (UFAM). A palestra de abertura foi conferida pela Dra Rosa Lia Barbieri, que apresentou a “Organização dos recursos genéticos brasileiros”. Estavam presentes 62 participantes, entre eles pesquisadores, professores e estudantes de diferentes instituições de pesquisas, tais como: Unidades da Embrapa e Universidades Federais e Estaduais da Região Norte.

O evento teve como propósito contextualizar a situação atual dos recursos genéticos da região Norte. Na programação, esse tema central foi tratado em duas mesas redondas: Os Recursos Genéticos na Amazônia Oriental e os Recursos Genéticos da Amazônia Ocidental, os quais foram coordenados pela Dra. Maria do Socorro Padilha de Oliveira e Dr. Edvan Alves Chagas, respectivamente. Posteriormente, a Dra. Semíramis Ramos proferiu a segunda palestra com o tema “Organização das Redes Regionais da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos – SBRG”. Após a palestra deu-se início a Assembleia, onde discutiu-se a necessidade de aprofundar no conhecimento do status da organização de recursos genéticos da região Norte e a criação de uma Rede, vinculada à Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), que pudesse aglutinar a informação e os esforços da região com os recursos genéticos. Dentro da estrutura da SBRG existem as Redes Regionais com avançada organização nas Regiões Nordeste, Centro- Oeste, Sul e Sudeste. Foi relatado que apensar da rica biodiversidade e grande número de pesquisadores que desenvolvem trabalhos com animais, microrganismos e vegetais em várias instituições na Região Norte, ainda não havia sido criada a RGNorte. Assim, após as discussões entre os presentes neste evento foi possível compreender a importância da região Norte para a SBRG e fortalecer a ideia de que a criação do Rede de Recursos Genéticos do Norte contribuiria de forma efetiva, na organização da informação acerca dos recursos genéticos e também o fortalecimento da SBRG na região, concretizando-se assim, a sua criação.

O principal objetivo da RGNorte será a realização de eventos e integração de ações diversas envolvendo as diferentes instituições e a organização do conhecimento em recursos genéticos da região Norte. Além disso, espera-se contribuir de modo direto com os Congressos Brasileiros de Recursos Genéticos, expandindo o alcance do evento e enriquecendo-o com pesquisas inovadoras. Pretende-se, também, incentivar a melhoraria da qualidade de pesquisas de projetos de iniciação científica, dissertações e teses com espécies Amazônicas, ou com outras técnicas que possam vir a ser relevantes para a região, visando avançar no conhecimento e melhor organização em RG na Amazônia.