Terceiro dia do V CBRG conta com mini cursos, paneis, palestras internacionais e Assembleia Geral

12/11/2018

O terceiro dia do V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos contou com minicursos Uso do software Alelo na documentação de recursos genéticos; Técnicas estatísticas aplicadas aos recursos genéticos; Conservação in situ e on farm de RGV; Conservando Recursos Genéticos Animais com sistema de qualidade e o Como cumprir a Lei da Biodiversidade. A programação contemplou ainda reunião das redes regionais de Recursos Genéticos e painéis sobre as Iniciativas Globais de Conservação de Recursos Genéticos e a Conservação e uso de recursos genéticos da era pós-genômica.

"A programação toda está bem ampla, contemplando todas as áreas. Tenho notado o pessoal bem satisfeito com as atividades e participando bastante. Superou positivamente as expectativas", explicou a palestrante Mariana Pires de Campos Telles, da Universidade Federal de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

O terceiro dia de evento também agradou os participantes. "A programação está muito completa, hoje acompanhei palestras nacionais e internacionais, o congresso está atendendo a todas as minhas expectativas", contou Lucas Torati, de Palmas, Tocantins.

As palestras internacionais foram ministrada por pesquisadores da Wageningen University & Research, da Novozymes A/S & University of Copenhagen e da Bioversity, promovendo a troca de experiências, pesquisas e resultados, entre os pesquisadores, profissionais e estudantes. "É uma oportunidade de trazer visões diferentes, já que temos professores, pesquisadores, representantes da iniciativa privada e estudantes, então a gente pode falar sobre os temas com mais possibilidades de interação e novos olhares. Além de motivar os estudantes que estão começando a carreira a pensar em quais áreas eles se identificam para se especializar e planejar a formação. Para no futuro estarem no mercado trabalhando junto com a gente, completa Mariana Pires de Campos Telle.

O dia foi encerrado com a Assembleia Ordinária da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos.

Matéria: Mirely Costa - Vogal Comunicação