Dia das Mães - Homenagem Dra. Clara Oliveira Goedert

08/05/2022

Formada em 1961 pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), em Pelotas, a Dra. Clara Goedert, ou Clarinha, como é mais conhecida, iniciou sua carreira no antigo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Sul (IPEAS), do Ministério da Agricultura. Em 1970, saiu para mestrado nos Estados Unidos. Ao retornar ao Brasil, a Embrapa recém havia sido criada, quando foi convidada a trabalhar na estruturação da nova empresa, em Brasília. Do então Departamento Técnico Científico (DTC), Clarinha foi transferida para o Cenargen, onde iniciou sua paixão por recursos genéticos, liderando a pesquisa nesta área por cerca de duas décadas. 

Dessa paixão pelo tema, surgiu a ideia de criar a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG). Isso foi concretizado em 28 de novembro de 2008, em Brasília. A partir de então a SBRG cresceu, estimulando a criação de Redes Regionais de Recursos Genéticos, o que tem aumentado a visibilidade do tema no País. 

Nada mais justo do que considerarmos nossa querida Clarinha como a Mãe da SBRG. Por esta razão, neste Dia das Mães, esta Sociedade presta-lhe uma carinhosa homenagem!