Catálogo Raças de Milho do Brasil e Uruguai: diversidade e distribuição nas Terras Baixas da América do Sul

15/03/2021

O Catálogo Raças de Milho do Brasil e Uruguai: diversidade e distribuição nas Terras Baixas da América do Sul é uma publicação do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Agrobiodiversidade (InterABio).

A publicação exibe como tema central a diversidade de raças de milho dos dois países – suas características morfológicas, distribuição geográfica e usos principais – de um grupo de 255 variedades crioulas conservadas in situ-on farm nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. De forma complementar foram incluídas informações sobre o Projeto e a metodologia utilizada para classificar as raças de milho, bem como os descritores utilizados para sua caracterização.

No total foram classificadas 29 raças de milho e três complexos raciais. A expectativa do Grupo InterABio é que as informações apresentadas possam contribuir para o fortalecimento da conservação realizada pelos (as) agricultores (as) e suas organizações, motivando-os a continuarem exercendo o valioso papel de guardiões e guardiãs da diversidade genética do milho.

Para acesso e download gratuito: Catálogo das Raças de Milho do Brasil e do Uruguai