2º Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais

24/05/2021

Os Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs), definidos como um conjunto de saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações que compõem sistemas culturais manejados por povos e comunidades tradicionais, é de fundamental importância para a conservação e uso de recursos genéticos.

Todos os anos acontece o Prêmio BNDES de Boas Práticas em Sistemas Agrícolas Tradicionais, uma parceira Embrapa, MAPA, BNDES, FAO e Iphan e no dia 21/05/2021 aconteceu a premiação das 10 práticas vencedoras de 2020.

Esse ano, o primeiro lugar na premiação foi a Casa das Frutas de Santa Isabel do Rio Negro (AM), proposto pela Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (ACIMRN).

Já o segundo lugar foi a Rede de Bancos Comunitários de Sementes da Paixão do Território da Borborema, que fica no sertão da Paraíba que atualmente tem 60 bancos de sementes, que juntos armazenam 27 toneladas de sementes crioulas de 13 espécies e 145 variedades.

E em terceiro lugar foi premiada a inciativa das comunidades de apanhadoras de flores sempre-vivas, do Norte de Minas Gerais, reconhecidas pelo programa Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (Sipam), da FAO.

Parabéns a todos os premiados e todos os envolvidos nessa importante iniciativa para a conservação dos recursos genéticos brasileiros.

Você pode conferir na página do BNDES todas as inciativas premiadas esse ano e nos anos anteriores. Clique aqui