V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos - V CBRG

O V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos - V CBRG foi realizado entre os dias 06 e 09 de novembro de 2018 na cidade de Fortaleza/CE, promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e realizado pela Embrapa Agroindústria Tropical e apresentou como tema: “Valor, inovação e uso: o futuro dos recursos genéticos”.

O evento foi direcionado a pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de agricultores e outros profissionais que desenvolvam trabalhos com recursos genéticos, melhoramento e áreas correlatas. Participaram do evento 600 congressistas e foram recebidos 567 trabalhos.

A programação técnico-científica do V CBRG, abordou temas como: Valoração de recursos genéticos da biodiversidade brasileira com potencial de uso comercial; Recursos genéticos, inovação em segurança alimentar e bem-estar social; Recursos genéticos e mudanças climáticas; Conservação dos recursos genéticos por meio do uso; Técnicas modernas de conservação de recursos genéticos; Ômicas e fenotipagem aplicadas à caracterização e avaliação dos recursos genéticos; Microbioma associado e adaptações para o futuro; Legislação de acesso aos recursos genéticos; Políticas públicas para a conservação e uso dos recursos genéticos.

Outras atividades realizadas dentro da programação do congresso foram: o IV Workshop de Curadores de Bancos de Germoplasma do Brasil, voltado para curadores, pesquisadores gestores de coleções e bancos de recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos das principais instituições de ensino e pesquisa – com a participação de 128 profissionais; o Fórum de Formação de Recursos Humanos para o Futuro dos Recursos Genéticos, com objetivo de discutir e definir estratégias de ação para inclusão do tema Recursos Genéticos em cursos de graduação e pós-graduação; a II Feira Nacional dos Guardiões da Agrobiodiversidade, idealizada com a finalidade de valorizar os trabalhos de conservação que diversos agricultores espalhados pelo Brasil realizam que contou com a participação de 51 guardiões da agrobiodiversidade. A estimativa de visitantes da feira foi de aproximadamente 300 pessoas entre: pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, articuladores, pessoas que se dedicam a conservar a agrobiodiversidade e público em geral.

Com essas ações, o CBRG contribuiu mais uma vez, para a discussão da situação nacional dos recursos genéticos e divulgação de inovações em todas as atividades ligadas à área. Proporcionando a todos que participaram um importante momento de capacitação e atualização e uma grande troca de experiências.




Galeria de Vídeos


Galeria de Imagens