Eventos

III Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste

Arte: Fernanda Vidigal Duarte Souza
Início:
Término:
Local:

A Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV-NE), com o apoio da SBRG, promove a terceira edição do seu Simpósio, que será realizado na cidade de Aracaju, de 08 a 11 de outubro de 2017.

O tema do Simpósio é “Agrobiodiversidade: valor, conservação e uso” e a programação foi construída de forma participativa, tentando considerar o status do conhecimento e os trabalhos desenvolvidos pelas instituições no Nordeste do Brasil, alinhada às fragilidades e desafios da ação de conservação e a importância do fortalecimento do tema e dos trabalhos com os recursos genéticos na região.

Na programação do III Simpósio da RGV-NE serão abordados temas como conservação da biodiversidade agrícola e estratégias para conservação e desenvolvimento local sustentável; estratégias de inovação para acesso aos recursos genéticos para alimentação considerando, inclusive as plantas subutilizadas e os novos costumes alimentares. Além disso, serão discutidos procedimentos de avaliação e uso do germoplasma frente ao desafio das mudanças climáticas, assim como de acessar e descobrir novos usos para as plantas, objetivando, inclusive, a melhoria da saúde e nutrição humana.

Para abordar estes pontos serão realizadas conferências, palestras, mesas redondas, sessões orais e de pôsteres, nas quais profissionais e estudantes da região Nordeste terão oportunidade de apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas nas mais diversas instituições. Espera-se a participação de pesquisadores, professores, definidores de políticas públicas, estudantes, técnicos, profissionais liberais, agricultores, comunidades tradicionais e representantes de organizações não governamentais.

O evento também promoverá o “Recursos Genéticos no Parque”, que será realizado no Parque da Sementeira e terá o objetivo de popularizar o tema junto à sociedade. Também haverá uma visita técnica aos bancos de germoplasma situados no campo experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Itaporanga d’Ajuda, no estuário do Rio Vaza-Barris.

Com essas ações, o evento garantirá um espaço de discussão entre pesquisadores e cidadãos de forma a promover o avanço da ciência, em especial no contexto dos desafios do desenvolvimento sustentável.

Maiores Informações acesse o site do evento: http://www.rgvne.org/3simposio/

Galeria de Vídeos