IV Simpósio da RGV Nordeste

A Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV Nordeste) realizou o seu IV Simpósio, na cidade de Areia, na Universidade Federal da Paraíba, de 11 a 14 de novembro de 2019. O evento foi liderado pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e teve como parceiros para a realização a Embrapa Algodão, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Embrapa Alimentos e Territórios, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural (EMPAER).

O tema do Simpósio foi “Conservação e Utilização Sustentável dos Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste” e a programação, construída com a colaboração das Instituições parceiras, considerou as diretrizes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), o Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (TIRFAA), firmado no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), as recomendações oriundas das discussões da Conferência das Partes (COP), assim como, as metas firmadas no âmbito de cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, do qual o Brasil é signatário.

Para abordar estes pontos houve a realização de conferências, palestras, mesas redondas, sessões orais e de pôsteres. Nestas últimas sessões, os estudantes da região Nordeste envolvidos direta ou indiretamente com o tema, terão oportunidade de apresentar as ações de pesquisa desenvolvidas nas mais diversas Instituições aos quais estão vinculados.

Com o objetivo de alertar ao publico sobre o tema e a necessidade de compartilhamento na responsabilidade da conservação, durante o Simpósio houve a apresentação de vitrines tecnológicas, coleções de sementes e bancos de germoplasma das Instituições que conservam recursos genéticos vegetais na região.