Congressos

IV Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos

O IV CBRG aconteceu no período de 08 a 11 de novembro de 2016, no Centro de Convenções Expo Unimed no município de Curitiba-PR, sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e realizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e teve como tema central “Recursos genéticos no Brasil: a base para o desenvolvimento sustentável”.

O evento abordou temas específicos para cada área: animal, microrganismo e vegetal. Desse modo, foram organizadas mesas redondas e painéis simultâneos direcionados separadamente para as três áreas, bem como palestras transversais que abordaram temas gerais para que todos pudessem participar.

Participaram do IV CBRG 480 congressistas e foram recebidos um total de 572 trabalhos científicos com os resultados de pesquisas dos participantes inscritos e aprovados para apresentação, sendo 537 na forma de pôster e 35 apresentações orais.

Para acessar os Anais do evento acesse: Anais IV CBRG

Concomitante ao IV CBRG ocorreram:

a) O IV Workshop de Curadores do Brasil que contou com a participação de 110 profissionais e teve como objetivo debater pontos específicos relacionados à curadoria dos bancos de germoplasma; aproximar os curadores de bancos de germoplasma, núcleos de conservação e coleções biológicas de diversas instituições do Brasil e discutir as ações que podem ser desenvolvidas para a conservação e o manejo de recursos genéticos.

b) O I Concurso de Fotos e Vídeos, visando contribuir com a divulgação e a popularização do tema recursos genéticos.

c) A I Feira Nacional de Guardiões da Agrobiodivesidade na qual participaram aproximadamente 200 pessoas, entre agricultores, indígenas, populações tradicionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, chefes de cozinha, consumidores e pessoas que se dedicam a conservar a agrobiodiversidade. A feira contou com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e pelo Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Além da exposição, troca e comercialização de sementes, a feira teve mostra de plantas raras e nativas, abelhas sem ferrão, artesanatos e alimentação orgânica. Os visitantes da feira também tiveram a oportunidade de assistir a palestra "A experiência dos Guardiões e Feiras de Sementes em Terras Indígenas no Brasil", com a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Terezinha Dias, e também participaram das Rodas de Prosa, momento em que é feito o intercâmbio de experiências entre os guardiões e reuniões de articulação. Foi realizada ainda uma visita de campo a trabalhos de resgate da raça suína Moura na fazenda da UFPR.

Estiveram presentes na feira trocando sementes e conhecimentos as seguintes associações: AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia União da Vitória (PR); a Casa da Semente de Mandirituba (PR); a Associação Brasileira de Amparo à Infância (ABAI); a Associação de Agricultura Orgânica do Paraná (AOPA); a Associação de Estudos, rientação e Assistência Rural (ASSESOAR); o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA); o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Lapa (PR); a Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (ACOPA); a Associação dos Meliponicultores de Mandirituba (Amamel); o Povo Indígena Guarani de Cornélio Procópio (PR) e chefes de cozinha.




Galeria de Vídeos

Galeria de Imagens